Aceito os temos legais | ler os termos legais
Autorize que os seus dados sejam usados para envio de publicidade sobre futuros cursos de formação

Campos obrigatórios





















Home / Formação Profissional
Cursos de educação e formação de adultos (EFA) Imprimir e-mail

Cursos de educação e formação de adultos (EFA) 

Os Cursos de Educação e Formação de Adultos – Cursos EFA constituem uma resposta articulada dos Ministérios do Trabalho e da Solidariedade Social e da Educação visando a elevação dos níveis de habilitação escolar e de qualificação dos adultos que deles mais carecem e, ainda, a certificação dos saberes e competências que tenham adquirido ao longo da vida.

Objectivos

    - Proporcionar uma oferta integrada de Educação e Formação destinada à população adulta pouco escolarizada e qualificada.
    - Desenvolver conhecimentos, competências e atitudes.
    - Facilitar a inserção no mercado de trabalho.


O que são?

“Uma Oportunidade ao alcance de todos”

Esta modalidade tem como objectivo proporcionar aos trabalhadores menos qualificados uma formação integrada de educação e formação que garanta as competências fundamentais para o exercício de uma profissão.
Assim, os Cursos de Educação e Formação de Adultos destinam-se a activos empregados ou desempregados, com idade igual ou superior a 18 anos, não qualificados ou sem qualificação adequada, para efeitos de inserção no mercado de trabalho, que não tenham concluído a escolaridade básica de 4, 6 e 9 anos ou o ensino secundário (12º ano).
O desenvolvimento curricular destes cursos é construído com base nas competências já detidas pelos adultos, identificadas e validadas através de um processo prévio de Reconhecimento e Validação de Competências (RVC).
Os itinerários dos Cursos EFA pressupõem um modelo baseado numa interacção entre uma componente de Formação de Base, uma componente de Formação Tecnológica e a Formação Prática em Contexto  de Trabalho, daí resultando uma dupla certificação correspondendo ao 1º, 2º e 3º ciclos do ensino básico (nível 1 ou 2 de qualificação profissional) e ao Ensino Secundário (nível 3 de qualificação profissional).

Para Quem?

Estes tipos de cursos surgem como uma oferta de educação e de formação destinada a públicos adultos (homens e mulheres) com idade igual ou superior a 18 anos, que não possuam a escolaridade básica, sem ou com qualificação profissional. Entre estes é dada prioridade aos desempregados inscritos no Centro de Emprego ou indicados por outras entidades ou projectos, nomeadamente o Rendimento Social de Inserção e ainda aos activos empregados, igualmente sem escolaridade básica e sem qualificação profissional.

Na entrada nos nossos cursos de Educação e Formação de Adultos, a SOPROFOR tem em conta as condições económicas dos destinatários deste tipo de cursos (desempregados). Por isso mesmo, considera importante  entregar Kit que os acompanham no decorrer da formação em sala para não sobrecarregar o orçamento familiar destes formandos.

Para mais informações consultar FAQ’s ANQ através do Link: http://www.anq.gov.pt/default.aspx

Actualizado em ( 10/10/2009 )