25 horas
Dotar os/as formandos/as de competências que permitam identificar e caracterizar os princípios da tapeçaria artesanal
50 horas
Dotar os/as formandos/as de competências que permitam efectuar arranjos florais, sob a forma de ramos de mão, composições em taça, decorações de mesa com flores e folhagens de corte.
Dotar os/as formandos/as de competências que permita executar arranjos florais para cerimónias fúnebres.
Dotar os/as formandos/as de competências que permitam realizar arranjos florais e adornos para cerimónias religiosas.
Dotar os/as formandos/as de competências que permitam Executar arranjos florais para cerimónias de datas festivas.
Dotar os/as formandos/as de competências que permitam identificar, caracterizar e manusear matérias e utensílios para preparação de linhas e fibras têxteis .
Dotar os/as formandos/as de competências que permitam efectuar o tratamento da lã e de outras fibras têxteis aplicando as técnicas adequadas.
Dotar os/as formandos/as de competências que permitam efectuar a preparação de diferentes matérias-primas para tecelagem.
Dotar os/as formandos/as de competências que permitam identificar, caracterizar e manusear o tear e seus acessórios.
Dotar os/as formandos/as de competências que permitam dominar as técnicas de entrelaçamento de vários tipos de nós e pontos.
Dotar os/as formandos/as de competências que permitam reconhecer as exigências ética associadas à sua atividade profissional.
Dotar os/as formandos/as de competências que permitam preparar o tear e a teia para a execução de peças de tapeçaria.
Dotar os/as formandos/as de competências que permitam reconhecer a evolução da cerâmica ao longo dos tempos.
Dotar os/as formandos/as de competências que permitam elaborar projetos simples de decoração cerâmica.
Dotar os/as formandos/as de competências que permitam proceder à elaboração de projetos/desenho de peças de olaria tradicional.
Dotar os/as formandos/as de competências que permitam proceder à elaboração de projetos simples de decoração cerâmica.
Dotar os/as formandos/as de competências que permitam efectuar a gestão, organização e comercialização dos produtos.
Dotar os/as formandos/as de competências que permita aplicar técnicas de comunicação em situação de atendimento de público em diferentes contextos.
Dotar os/as formandos/as de competências que permitam pintar azulejos de arte nova.
Dotar os/as formandos/as de competências que permitam reconhecer os fatores histórico-culturais do século XX.
Dotar os/as formandos/as de competências que permitam identificar e caracterizar os materiais e equipamentos utilizados para a execução de bordados.
Dotar os/as formandos/as de competências que permitam marcar ou traçar o desenho no tecido utilizando diversas técnicas.
Dotar os/as formandos/as de competências que permitam identificar e descrever os aspetos relevantes para criar um projeto de empresa.
Dotar os/as formandos/as de competências que permitam identificar os materiais utilizados na execução do bordado de Castelo Branco
Dotar os/as formandos/as de competências que permitam reconhecer e preparar materiais e equipamentos.
Dotar os/as formandos/as de competências que permitam criar e representar elementos de ornamentação a aplicar a diferentes funções e suportes.
Dotar os/as formandos/as de competências que permitamaplicar pintura a guache.
Dotar os/as formandos/as de competências que permitam utilizar a aguarela nas suas diferentes vertentes.
Dotar os/as formandos/as de competências que permitam identificar os conceitos e princípios utilizados na gestão de stocks.
Dotar os/as formandos/as de competências que permitam o desenvolvimento pessoal e técnicas de procura de emprego.
Dotar os/as formandos/as de competências que permitam Instalar e configurar utilitários complementares aos sistemas operativos.
Dotar os/as formandos/as de competências que permitam automatizar tarefas de edição e elaboração de documentos.
Dotar os/as formandos/as de competências que permitam executar ligações entre múltiplas folhas de cálculo, efetuar a análise de dados e automatizar ações através da utilização de macros.
Dotar os/as formandos/as de competências que permitam descrever os principais marcos históricos da evolução da Internet e instalar e configurar conexões à rede Internet.
Dotar os/as formandos/as de competências que permitam aplicar técnicas de gestão e organização da informação.
Dotar os/as formandos/as de competências que permitam utilizar, a nível elementar, as principais ferramentas informáticas na ótica do utilizador.
75 horas
Dotar os/as formandos/as de competências que permitam adquirir e aplicar vocabulário específico da língua inglesa, na comunicação verbal com clientes estrangeiros, no serviço pós-venda.
Dotar os/as formandos/as de competências que permitam Aplicar as técnicas de organização pessoal e gestão do tempo com vista a otimizar o planeamento das atividades e o cumprimento dos objetivos.
Dotar os/as formandos/as de competências que permitam identificar fatores determinantes para a eficácia no processo de comunicação.
5000 horas
Dotar os/as formandos/as de competências que permitam identificar e descrever os tipos de produtos e subprodutos que existem na gama têxtil.
Dotar os/as formandos/as de competências que permitam identificar e planear procedimentos em cenários de situações de crise.
Dotar os/as formandos/as de competências que permitam reconhecer o funcionamento da inteligência emocional e a importância do relacionamento intrapessoal e interpessoal.
Dotar os/as formandos/as de competências que permitam aplicar estratégias de marketing que visam a criação de comunidades virtuais.
Dotar os/as formandos/as de competências que permitam identificar as diferentes redes sociais existentes e aplicar os socials media como instrumentos de marketing relacional com o cliente.
Dotar os/as formandos/as de competências que permitam aplicar vocabulário específico da língua inglesa, na comunicação verbal com clientes estrangeiros, no processo de atendimento.
Dotar os/as formandos/as de competências que permitam enunciar os conceitos relacionados com o marketing em cuidados estéticos.
Dotar os/as formandos/as de competências que permitam a prestação de cuidados de mãos, pés e unhas no tempo. Ética e deontologia profissional.
Dotar os/as formandos/as de competências que permitam reconhecer a importância da dermocosmética nos cuidados de beleza.
Dotar os/as formandos/as de competências que permitam auto-utilização correta dos produtos de beleza.
Dotar os/as formandos/as de competências que permita executar diferentes tipos de maquilhagem.
Dotar os/as formandos/as de competências que permitam identificar e aplicar técnicas e manobras faciais.
Dotar os/as formandos/as de competências que permitam identificar e aplicar tratamentos e técnicas estéticos em manicure.
Dotar os/as formandos/as de competências que permitam identificar e aplicar técnicas de unhas de gel, acrílico e cerâmica.
Dotar os/as formandos/as de competências que permitam reconhecer a importância das sobrancelhas na imagem pessoal e identificar e aplicar as diferentes técnicas de valorização de sobrancelhas.
Dotar os/as formandos/as de competências que permitam dentificar e aplicar as técnicas de epilação com linha às diferentes partes do corpo.
Dotar os/as formandos/as de competências que permita reconhecer e aplicar as técnicas de extensão e de permanente de pestanas.
30 horas
0 horas
60 horas
Dotar os/as formandos/as de competências que permitam avaliar a importância da comunicação nas interações pessoais e identificar as formas de comunicar e interagir.
Dotar os/as formandos/as de competências que permitam identificar, planear e monitorizar os processos relacionados com os fornecedores e as compras.
Dotar os/as formandos/as de competências que permitam identificar e aplicar as metodologias de avaliação da satisfação dos clientes.
Dotar os/as formandos/as de competências que permitam identificar e conceptualizaros atos relativos à igualdade de oportunidades e atos discriminatórios.
Dotar os/as formandos/as de competências que permitam identificar as políticas fundamentais da gestão de Recursos Humanos: recrutamento, seleção, avaliação de desempenho, competências, remunerações, carreiras, formação.
Dotar os/as formandos/as de competências que permitam identificar os princípios básicos da empresa e a articulação entre as diferentes áreas funcionais.
100 horas
150 horas
Dotar os/as formandos/as de competências que permitam identificar o conceito e os princípios da qualidade
Dotar os/as formandos/as de competências que permitam efetuar requisições e notas de encomenda.
Dotar os/as formandos/as de competências que permitam identificar e executar o serviço de vinhos.
Dotar os/as formandos/as de competências que permitam preparar pequenos-almoços.
Dotar os/as formandos/as de competências que permitam identificar as estruturas organizativas e funcionais mais frequentes no alojamento, bem como procedimentos a aplicar no quotidiano e em ocasiões especiais.
Dotar os/as formandos/as de competências que permitam assegurar o atendimento e a assistência aos clientes.
Dotar os/as formandos/as de competências que permitam identificar e utilizar equipamentos e utensílios de costura à mão e à máquina.
Dotar os/as formandos/as de competências que permitam identificar e aplicar processos de costura à mão e à máquina.
Dotar os/as formandos/as de competências que permitam prestar informação aos clientes.
Dotar os/as formandos/as de competências que permitam reconhecer e produzir mensagens orais e escritas em língua inglesa relacionadas com a atividade profissional, nomeadamente, em matéria de acolhimento e de assistência ao cliente.
Dotar os/as formandos/as de competências que permitam reconhecer o fenómeno turístico nacional e internacional.
Dotar os/as formandos/as de competências que permitam compreender o conceito de "turismo inclusivo", o quadro normativo-legal que o suporta e a relevância estratégica do seu desenvolvimento para o setor do turismo, para os seus empresários e trabalhadores e também para as pessoas com deficiência
Dotar os/as formandos/as de competências que permitam identificar as condições de acessibilidade para clientes com necessidades especiais, assim como os produtos de apoio disponíveis
Dotar os/as formandos/as de competências que permitam reconhecer a importância da limpeza e desinfeção dos alimentos, utensílios/equipamentos e instalações, de acordo com as normas higiene e segurança alimentar
Dotar os/as formandos/as de competências que permitam identificar os desafios e problemas como oportunidades de negócio.
Dotar os/as formandos/as de competências que permitam identificar e aplicar as normas e procedimentos de segurança na restauração.
Dotar os/as formandos/as de competências que permitami interpretar e produzir textos de diferentes matrizes discursivas em inglês, a nível do utilizador elementar, adequando-os às diversas situações comunicativas próprias do serviço de restaurante/bar.
Dotar os/as formandos/as de competências que permitam preparar as condições para a execução do serviço de restaurante/bar.
Dotar os/as formandos/as de competências que permitam identificar as características anatómicas de peixes e carnes.
Dotar os/as formandos/as de competências que permitam aplicar as principais estratégias de procura de emprego.
Dotar os/as formandos/as de competências que permitam competências empreendedoras e técnicas de procura de emprego.
80 horas
Dotar os/as formandos/as de competências que permitam identificar e aplicar normas gerais de Ambiente, Segurança, Higiene e Saúde no trabalho como meio de prevenção dos acidentes.
Dotar os/as formandos/as de competências que permitam…
Dotar os/as formandos/as de competências que permitam identificar uma empresa agrícola.
Dotar os/as formandos/as de competências que permitam reconhecer os princípios básicos da economia e da fiscalidade.
Dotar os/as formandos/as de competências que permitam identificar a legislação e obrigações fiscais relativas à atividade.
Dotar os/as formandos/as de competências que permitam reconhecer os principais riscos e aplicar as normas e as boas práticas, tendo em vista a proteção e melhoria do ambiente, a garantia das condições de segurança, higiene e saúde no trabalho agrícola e de segurança e qualidade alimentar, em termos de saúde pública e no contexto da atividade agrícola.
Dotar os/as formandos/as de competências que permitam planificar e executar tarefas de manutenção de equipamento florestal.
Dotar e revalidar os/as formandos/as de competências que permitam a manipulação e aplicação segura de produtos fitofarmacêuticos, minimizando os riscos para o aplicador, o ambiente, espécies e organismos não visados e o consumidor, de acordo com o novo quadro regulamentar e a inovação técnica ocorrida.
Dotar os/as formandos/as de competências que permitam desenvolver os procedimentos adequados para as boas práticas de higiene na produção/confeção dos alimentos.
Dotar os/as formandos/as de competências que permitam aplicar técnicas básicas de socorrismo.
Dotar os/as formandos/as de competências que permitam reconhecer as principais características do setor agrícola, as suas atividades e os sistemas culturais dominantes nas regiões.
Dotar os/as formandos/as de competências que perm caracterizar os elementos essenciais da Política Agrícola Comum (PAC).
Dotar os/as formandos/as de competências que permitam Caracterizar economicamente a empresa agrícola.
Dotar os/as formandos/as de competências que permitam identificar as principais medidas de mercado e de desenvolvimento para apoio às empresas.
Dotar os/as formandos/as de competências que permitam elaborar um plano de negócio.
Para participar nesta ação, os candidatos devem:
Dotar os/as formandos/as de competências que permitam identificar os conceitos fundamentais de segurança do trabalho e as principais causas e consequências dos acidentes de trabalho.
Dotar os/as formandos/as de competências que permitam seleccionar equipamentos de proteção individual em função dos tipos de trabalho e identificar os instrumentos de deteção e de medição de leitura direta no domínio da segurança.
Dotar os/as formandos/as de competências que permitam identificar os principais modelos e formas de organização do trabalho.
Dotar os/as formandos/as de competências que permitam identificar os fatores de relacionamento empático e afetivo, correlacionando-os com as várias fases do desenvolvimento infantil.
Dotar os/as formandos/as de competências que permitam reconhecer a evolução histórica da dinâmica familiar, as novas formas de família e o envolvimento parental na educação de crianças com necessidades educativas especiais.
Dotar os/as formandos/as de competências que permitam identificar os conceitos básicos de saúde mental infantil.
Dotar os/as formandos/as de competências que permitam selecionar e preparar os materiais e equipamentos adequados às atividades de expressão plástica.
Dotar os/as formandos/as de competências que permitam analisar a importância do controlo orçamental
Dotar os/as formandos/as de competências que permitam reconhecer as fases do desenvolvimento da criança dos 0 aos 3 anos.
Dotar os/as formandos/as de competências que permitam identificar os materiais lúdico-didáticos e equipamentos necessários para o exercício da atividade de ama.
Dotar os/as formandos/as de competências que permitam identificar os modelos familiares e as diferentes formas de parentalidade.
Dotar os/as formandos/as de competências que permitam identificar as respostas sociais e educativas existentes para crianças e jovens.
Dotar os/as formandos/as de competências que permitam identificar as especificidades do desenvolvimento de crianças e jovens.
Dotar os/as formandos/as de competências que permitam caracterizar o processo de socialização da criança.
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Dotar os/as formandos/as de competências que permitam identificar situações de primeiros socorros com crianças e jovens.
Dotar os/as formandos/as de competências que permitam identificar os principais aspetos da afetividade e sexualidade na criança.
Dotar os/as formandos/as de competências que permitam identificar o papel do animador no desempenho profissional de cuidador de crianças e jovens.
Dotar os/as formandos/as de competências que permitam reconhecer a importância da segurança, higiene e saúde no trabalho e promover a aplicação de boas práticas para o meio ambiente.
Dotar os/as formandos/as de competências que permitam aplicar as técnicas de organização pessoal e gestão do tempo com vista a otimizar o planeamento das atividades e o cumprimento dos objetivos.
Dotar os/as formandos/as de competências que permitam aplicar noções básicas de contabilidade.
Dotar os/as formandos/as de competências que permitam prestar cuidados que proporcionem conforto à pessoa idosa.
Dotar os/as formandos/as de competências que permitam reconhecer e aplicar os princípios fundamentais da deontologia e ética profissional, na função de acompanhamento de pessoas idosas.
Dotar os/as formandos/as de competências que permitam identificar as patologias que conduzem à hospitalização da pessoa idosa.
Dotar os/as formandos/as de competências que permitam identificar as questões relacionados com a saúde mental em geral e com a saúde mental da pessoa idosa em particular.
Dotar os/as formandos/as de competências que permitam relacionar a globalização da cultura com os fluxos transfronteiriços e com o surgimento de culturas pluralistas.
Dotar os/as formandos/as de competências que permitam identificar os estados da saúde humana e os fatores condicionantes.
Prestar cuidados de apoio direto a indivíduos no domicílio ou em contexto institucional, nomeadamente idosos, pessoas comdeficiência e pessoas com outro tipo de dependência funcional temporário ou permanente, de acordo com as indicações daequipa técnica e os princípios deontológicos de atuação.
Dotar os/as formandos/as de competências que permitam indentificar o conceito de stress, causas, assim como, as téncicas preventivas.
Dotar os/as formandos/as de competências que permitam
Dotar os/as formandos/as de competências que permitam aplicar técnicas de comunicação em situação de atendimento de público em diferentes contextos.
Dotar os/as formandos/as de competências que permitam identificar os princípios inerentes à conservação da natureza.
Dotar os/as formandos/as de competências que permitam descrever e caracterizar as regiões turísticas portuguesas.
Dotar os/as formandos/as de competências que permitam caracterizar os produtores turísticos nos diversos subsetores da atividade turística.
Dotar os/as formandos/as de competências que permitam 5dentificar técnicas de animação turística.
Dotar os/as formandos/as de competências que permitam identificar e implementar atividades de Turismo Descoberta.
Dotar os/as formandos/as de competências que permitam definir ecossistema e identificar fatores bióticos e abióticos no ecossistema.
Dotar os/as formandos/as de competências que permitam reconhecer os efeitos da rutura do equilíbrio natural sobre os seres vivos.
Dotar os/as formandos/as de competências que permitam identificar os principais instrumentos da política de Ordenamento do Território e Urbanismo.
Dotar os/as formandos/as de competências que permitam identificar os objetivos e características do turismo de natureza.
Dotar os/as formandos/as de competências que permitam identificar alguns problemas estruturais da agricultura portuguesa.
Dotar os/as formandos/as de competências que permitam explicitar algumas definições e conceitos no âmbito das teorias sócio culturais do lazer.
Dotar os/as formandos/as de competências que permitam enunciar o conceito de Desenvolvimento Rural Sustentado.
Dotar os/as formandos/as de competências que permitam identificar as principais funções da contabilidade.
Dotar os/as formandos/as de competências que permitam a gestão e análise financeira de um empresa.
Dotar os/as formandos/as de competências que permitam caracterizar as organizações no âmbito do setor do turismo, nacionais e internacionais – suas atribuições e áreas de atuação.
Dotar os/as formandos/as de competências que permitam definir o conceito de Educação Ambiental e a sua evolução histórica.
Dotar os/as formandos/as de competências que permitam reconhecer o perfil de um assistente de turismo, tendo como missão o melhor serviço do cliente.
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