Consultoria Formativa
Atuamos em todos os domínios de intervenção do Processo Formativo, adaptado às necessidades do cliente, disponibilizando equipas multidisciplinares, com formação e experiência comprovada.
Diagnóstico Necessidades de Formação
Definição de objetivos globais
Definição da tipologia de diagnóstico de necessidades de formação:
- Necessidades de Formação Macroeconómicas
- Necessidades de Formação Setoriais
- Necessidades de Formação Socioprofissionais
- Necessidades de Formação Microeconómicas
Concepção do sistema e respectiva metodologia de trabalho:
- Referencial metodológico
- Definição do processo de amostragem
- Técnicas de recolha de informação
- Técnicas de tratamento da informação
Formação de equipas locais / consultores e formadores
Implementação e gestão do sistema
Tratamento estatístico dos dados recolhidos através do SPSS
Elaboração de relatórios de diagnóstico de necessidades de formação
Elaboração de Candidaturas ao PORTUGAL2020
A Soprofor encontra-se vocacionada para a elaboração de candidaturas a Fundos Comunitários, através de equipas multidisciplinares, compostas por quadros especializados, com formação superior, experiência e competências comprovadas, nos vários domínios de intervenção:
Consultoria Estratégica e de Alta Direção
- Diagnósticos Estratégicos e Sectoriais
- Estudos de Organização Empresarial
Candidaturas a Incentivos Comunitários
- Formalização de candidaturas a Sistemas de Incentivos Comunitários no âmbito do Portugal2020
Gestão Pedagógica
Planeamento estratégico das intervenções formativas
Elaboração de planos de formação e de pedidos de financiamento
Preparação técnica, pedagógica e científica dos técnicos
Avaliação da aplicação das regras e procedimentos legais do FSE/FEDER
Divulgação e implementação de intervenções formativas
Recrutamento e seleção de formandos e formadores
Organização e Gestão de ações de formação
Implementação do sistema integrado de gestão da formação:
- Sistema de controlo pedagógico
- Processamento relativo a formandos
- Processamento relativo a formadores
Constituição e organização de dossiers técnico-pedagógicos
Elaboração de pedidos de adiantamento / reembolso
Elaboração de pedidos de saldo intermédio / final
Elaboração de relatórios pedagógicos
Gestão Contabilística Financeira
Orçamentação das intervenções formativas
Implementação e gestão de procedimentos contabilísticos (contabilidade geral vs contabilidade analítica vs contabilidade específica)
Avaliação da aplicação das regras e procedimentos legais do FSE/FEDER
Elaboração de contabilidade específica da formação por centro de custo / FSE/FEDER
- Balancetes de custo
- Balancetes de pagamento
- Mapas de custo
- Mapas de gestão:
- Orçamentais
- Tesouraria / pagamento
- Conta da formação
- Apoio à gestão económica e financeira da atividade formativa
- Constituição e organização de dossiers técnico-contabilísticos
- Elaboração de pedidos de adiantamento / reembolso
- Elaboração de pedidos de saldo intermédio / final
- Elaboração de relatórios contabilísticos
Acompanhamento e Avaliação de Projetos
Definição de objetivos globais
Conceção do sistema e respetiva metodologia de trabalho:
- Referencial metodológico
- Avaliação de Nível 1/ Avaliação da Reação
- Avaliação de Nível 3/ Avaliação de Impacto
- Definição do processo de amostragem
- Técnicas de recolha de informação
- Técnicas de tratamento da informação
Formação de equipas locais / consultores / formadores
Implementação e gestão do sistema
Tratamento estatístico dos dados recolhidos através do SPSS
Elaboração de relatórios intermédios / finais de acompanhamento e avaliação de projetos
- Avaliação de Nível 1/ Avaliação da Reação
- Avaliação de Nível 3/ Avaliação de Impacto
Auditorias
Verificação do cumprimento legal dos processos formativos
Auscultação de formandos
Auscultação de formadores
Elaboração de relatórios de auditoria
CERTIFICAÇÕES / HOMOLOGAÇÕES
- IEFP – Instituto do Emprego e Formação Profissional
Homologação de Cursos na área de Formação de Formadores, para obtenção e renovação do CCP – Certificado de Competências Pedagógicas.
- DGERT/DSQA – Direção Geral do Emprego e das Relações de Trabalho
Entidade certificada, enquanto entidade formadora, processo C2877, em 31 áreas de educação e formação.
- Direção Geral de Veterinária
Homologação do Curso “Higiene e Segurança Alimentar no Sector das Carnes (talho)”, com atribuição do Cartão de Manipulador de Carnes.
- Direção Geral de Agricultura e Pescas de Lisboa e Vale do Tejo
Área de Formação: Distribuição, Venda e Aplicação de Produtos Fitofarmacêuticos
Certificado nº 16/A/2015
Cursos:
Aplicação de produtos fitofarmacêuticos
Aplicação de produtos fitofarmacêuticos com equipamentos de pulverização manual
Atualização em aplicação de produtos fitofarmacêuticos
- Direção Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural
Área de Formação: Distribuição, Venda e Aplicação de Produtos Fitofarmacêuticos
Certificado nº 199/T/2016
Cursos:
Distribuição, comercialização e aplicação de produtos fitofarmacêuticos
Formadores em distribuição, comercialização e aplicação de produtos fitofarmacêuticos
Atualização em distribuição, comercialização e aplicação de produtos fitofarmacêuticos
FORMAÇÃO
Formações Modulares Certificadas
O QUE SÃO?
A SOPROFOR dispõe de uma vasta oferta de formação modular certificada, associada a várias áreas de formação, tais como Comércio, Gestão e Administração, Secretariado e Trabalho Administrativo, Enquadramento na Organização/Empresa, Ciências Informáticas, Hotelaria e Restauração, Segurança e Higiene no Trabalho, Trabalho Social e Orientação, Turismo e Lazer, entre outras.
A oferta formativa modular visa a elevação dos níveis de qualificação dos adultos garantindo-lhes o acesso a módulos de formação de curta duração capitalizáveis, realizados no quadro de um determinado percurso formativo, com vista à obtenção de uma qualificação correspondente a uma determinada saída profissional.
Atualmente, a formação ao longo da vida revela-se cada vez mais indispensável, como forma de responder aos desafios que a sociedade de conhecimento nos coloca constantemente.
PARA QUEM?
As formações modulares destinam-se a adultos com idade igual ou superior a 18 anos.
Podem ser integrados em formações modulares formandos com menos de 18 anos, desde que comprovadamente inseridos no mercado de trabalho.
Formação Pedagógica Inicial e Contínua de Formadores
A Formação Pedagógica de Formadores garante a qualidade da formação dos formadores e consequentemente a qualidade das ações de formação profissional.
A Soprofor desenvolve ações de formação, quer inicial, quer contínua, garantindo assim a obtenção e renovação do CCP, indispensável para o exercício da função de formador, com o máximo de rigor e qualidade das intervenções formativas.
Formação para Empresas
(LEI N.º 105/2009)
Esta formação pretende contribuir para a valorização e desenvolvimento de competências, profissionais e pessoais dos Recursos Humanos das empresas.
Segundo os termos do art. 131º do Código do Trabalho, todas as entidades empregadoras devem promover o desenvolvimento e a adequação da qualificação do trabalhador, tendo em vista melhorar a sua empregabilidade e aumentar a produtividade e a competitividade da empresa.
Nesse sentido, deverão assegurar a cada trabalhador um número mínimo anual de formação (35 horas), através de ações de formação certificada, adequadas à sua qualificação e que anualmente devem abranger, no mínimo, 10% dos trabalhadores com contrato sem termo.
Para os trabalhadores com contrato a termo, por período igual ou superior a três meses, o empregador deverá assegurar um número mínimo de horas proporcional à duração do contrato nesse ano.
A promoção da formação aos colaboradores da empresa deverá ser suportada pelo respectivo Plano de Formação (com exceção das microempresas), o qual deve especificar os objectivos, as entidades formadoras, as ações de formação, o local e realização das mesmas.
O empregador encontra-se obrigado a prestar informações relativamente à formação contínua assegurada, em cada ano, no quadro da informação sobre a atividade social da empresa.
A Soprofor tem por objetivo apoiar a sua empresa no cumprimento do Direito à Formação Contínua dos Trabalhadores de acordo com a Lei n.º 105/2009 que regulamenta o Código do Trabalho, através da promoção da formação certificada, da organização de planos de formação e garantir o direito individual à formação, com vista ao aumento da produtividade, competitividade da empresa, valorização e atualização profissional dos funcionários.
Formação para a Inclusão
Trata-se de uma intervenção integrada que visa atuar nas várias dimensões (pessoal e social com vista à valorização da dimensão profissional) e trabalhar com a rede de relações que podem contribuir para a inserção social e profissional – através de mediação com as famílias, através de apoio psicossocial individualizado, e da articulação com diversas entidades de relevo, no sentido de reduzir/diminuir situações de risco e garantir as respostas mais adequadas.
Objetivos gerais
Contribuir para a melhoria da capacidade de inserção destas pessoas e aumentar as suas qualificações pessoais, sociais e profissionais.
Objetivos específicos
- A capacitação de grupos potencialmente vulneráveis, apostando no desenvolvimento de competências de natureza pessoal e social;
- A aquisição, por parte dos adultos, de competências básicas de leitura, escrita, cálculo e uso de TIC;
- O aumento das competências sociais e profissionais tendo em vista facilitar o acesso ao mercado de trabalho de grupos vulneráveis;
- A promoção de ações que visem a aquisição e o desenvolvimento de competências pessoais, sociais e vocacionais, tendo em vista facilitar a transição para a vida adulta;
- O apoio a pessoas com deficiência no seu processo de desenvolvimento de competências;
- A disponibilização às pessoas com deficiência de um percurso formativo.