Este site utiliza cookies . Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Para mais informações consulte a nossa Política de Cookies. Fechar

Consultoria Formativa

Atuamos em todos os domínios de intervenção do Processo Formativo, adaptado às necessidades do cliente, disponibilizando equipas multidisciplinares, com formação e experiência comprovada.

 

Diagnóstico Necessidades de Formação

Definição de objetivos globais

Definição da tipologia de diagnóstico de necessidades de formação:

  • Necessidades de Formação Macroeconómicas
  • Necessidades de Formação Setoriais
  • Necessidades de Formação Socioprofissionais
  • Necessidades de Formação Microeconómicas

Concepção do sistema e respectiva metodologia de trabalho:

  • Referencial metodológico
  • Definição do processo de amostragem
  • Técnicas de recolha de informação
  • Técnicas de tratamento da informação

Formação de equipas locais / consultores e formadores

Implementação e gestão do sistema

Tratamento estatístico dos dados recolhidos através do SPSS

Elaboração de relatórios de diagnóstico de necessidades de formação

 

Elaboração de Candidaturas ao PORTUGAL2020

A Soprofor encontra-se vocacionada para a elaboração de candidaturas a Fundos Comunitários, através de equipas multidisciplinares, compostas por quadros especializados, com formação superior, experiência e competências comprovadas, nos vários domínios de intervenção:

Consultoria Estratégica e de Alta Direção

  • Diagnósticos Estratégicos e Sectoriais
  • Estudos de Organização Empresarial

Candidaturas a Incentivos Comunitários

  • Formalização de candidaturas a Sistemas de Incentivos Comunitários no âmbito do Portugal2020

 

Gestão Pedagógica

Planeamento estratégico das intervenções formativas

Elaboração de planos de formação e de pedidos de financiamento

Preparação técnica, pedagógica e científica dos técnicos

Avaliação da aplicação das regras e procedimentos legais do FSE/FEDER

Divulgação e implementação de intervenções formativas

Recrutamento e seleção de formandos e formadores

Organização e Gestão de ações de formação

Implementação do sistema integrado de gestão da formação:

  • Sistema de controlo pedagógico
  • Processamento relativo a formandos
  • Processamento relativo a formadores

Constituição e organização de dossiers técnico-pedagógicos

Elaboração de pedidos de adiantamento / reembolso

Elaboração de pedidos de saldo intermédio / final

Elaboração de relatórios pedagógicos

 

Gestão Contabilística Financeira

Orçamentação das intervenções formativas

Implementação e gestão de procedimentos contabilísticos (contabilidade geral vs contabilidade analítica vs contabilidade específica)

Avaliação da aplicação das regras e procedimentos legais do FSE/FEDER

Elaboração de contabilidade específica da formação por centro de custo / FSE/FEDER

  • Balancetes de custo
  • Balancetes de pagamento
  • Mapas de custo
  • Mapas de gestão:
    • Orçamentais
    • Tesouraria / pagamento
    • Conta da formação
  • Apoio à gestão económica e financeira da atividade formativa
  • Constituição e organização de dossiers técnico-contabilísticos
  • Elaboração de pedidos de adiantamento / reembolso
  • Elaboração de pedidos de saldo intermédio / final
  • Elaboração de relatórios contabilísticos

 

Acompanhamento e Avaliação de Projetos

Definição de objetivos globais

Conceção do sistema e respetiva metodologia de trabalho:

  • Referencial metodológico
  • Avaliação de Nível 1/ Avaliação da Reação
  • Avaliação de Nível 3/ Avaliação de Impacto
  • Definição do processo de amostragem
  • Técnicas de recolha de informação
  • Técnicas de tratamento da informação

Formação de equipas locais / consultores / formadores

Implementação e gestão do sistema

Tratamento estatístico dos dados recolhidos através do SPSS

Elaboração de relatórios intermédios / finais de acompanhamento e avaliação de projetos

  • Avaliação de Nível 1/ Avaliação da Reação
  • Avaliação de Nível 3/ Avaliação de Impacto

 

Auditorias

Verificação do cumprimento legal dos processos formativos

Auscultação de formandos

Auscultação de formadores

Elaboração de relatórios de auditoria

 

CERTIFICAÇÕES / HOMOLOGAÇÕES

 

  • IEFP – Instituto do Emprego e Formação Profissional

Homologação de Cursos na área de Formação de Formadores, para obtenção e renovação do CCP – Certificado de Competências Pedagógicas.

  • DGERT/DSQA – Direção Geral do Emprego e das Relações de Trabalho

Entidade certificada, enquanto entidade formadora, processo C2877, em 31 áreas de educação e formação.

  • Direção Geral de Veterinária

Homologação do Curso “Higiene e Segurança Alimentar no Sector das Carnes (talho)”, com atribuição do Cartão de Manipulador de Carnes.

  • Direção Geral de Agricultura e Pescas de Lisboa e Vale do Tejo

Área de Formação: Distribuição, Venda e Aplicação de Produtos Fitofarmacêuticos
Certificado nº 16/A/2015
Cursos:
Aplicação de produtos fitofarmacêuticos
Aplicação de produtos fitofarmacêuticos com equipamentos de pulverização manual
Atualização em aplicação de produtos fitofarmacêuticos

  • Direção Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural

Área de Formação: Distribuição, Venda e Aplicação de Produtos Fitofarmacêuticos
Certificado nº 199/T/2016
Cursos:
Distribuição, comercialização e aplicação de produtos fitofarmacêuticos
Formadores em distribuição, comercialização e aplicação de produtos fitofarmacêuticos
Atualização em distribuição, comercialização e aplicação de produtos fitofarmacêuticos

 

FORMAÇÃO

 

Formações Modulares Certificadas

O QUE SÃO?

A SOPROFOR dispõe de uma vasta oferta de formação modular certificada, associada a várias áreas de formação, tais como Comércio, Gestão e Administração, Secretariado e Trabalho Administrativo, Enquadramento na Organização/Empresa, Ciências Informáticas, Hotelaria e Restauração, Segurança e Higiene no Trabalho, Trabalho Social e Orientação, Turismo e Lazer, entre outras.

A oferta formativa modular visa a elevação dos níveis de qualificação dos adultos garantindo-lhes o acesso a módulos de formação de curta duração capitalizáveis, realizados no quadro de um determinado percurso formativo, com vista à obtenção de uma qualificação correspondente a uma determinada saída profissional.

Atualmente, a formação ao longo da vida revela-se cada vez mais indispensável, como forma de responder aos desafios que a sociedade de conhecimento nos coloca constantemente.

PARA QUEM?

As formações modulares destinam-se a adultos com idade igual ou superior a 18 anos.

Podem ser integrados em formações modulares formandos com menos de 18 anos, desde que comprovadamente inseridos no mercado de trabalho.

 

Formação Pedagógica Inicial e Contínua de Formadores

A Formação Pedagógica de Formadores garante a qualidade da formação dos formadores e consequentemente a qualidade das ações de formação profissional.

A Soprofor desenvolve ações de formação, quer inicial, quer contínua, garantindo assim a obtenção e renovação do CCP, indispensável para o exercício da função de formador, com o máximo de rigor e qualidade das intervenções formativas.

 

Formação para Empresas

(LEI N.º 105/2009)

Esta formação pretende contribuir para a valorização e desenvolvimento de competências, profissionais e pessoais dos Recursos Humanos das empresas.

Segundo os termos do art. 131º do Código do Trabalho, todas as entidades empregadoras devem promover o desenvolvimento e a adequação da qualificação do trabalhador, tendo em vista melhorar a sua empregabilidade e aumentar a produtividade e a competitividade da empresa.

Nesse sentido, deverão assegurar a cada trabalhador um número mínimo anual de formação (35 horas), através de ações de formação certificada, adequadas à sua qualificação e que anualmente devem abranger, no mínimo, 10% dos trabalhadores com contrato sem termo.

Para os trabalhadores com contrato a termo, por período igual ou superior a três meses, o empregador deverá assegurar um número mínimo de horas proporcional à duração do contrato nesse ano.

A promoção da formação aos colaboradores da empresa deverá ser suportada pelo respectivo Plano de Formação (com exceção das microempresas), o qual deve especificar os objectivos, as entidades formadoras, as ações de formação, o local e realização das mesmas.

O empregador encontra-se obrigado a prestar informações relativamente à formação contínua assegurada, em cada ano, no quadro da informação sobre a atividade social da empresa.

A Soprofor tem por objetivo apoiar a sua empresa no cumprimento do Direito à Formação Contínua dos Trabalhadores de acordo com a Lei n.º 105/2009 que regulamenta o Código do Trabalho, através da promoção da formação certificada, da organização de planos de formação e garantir o direito individual à formação, com vista ao aumento da produtividade, competitividade da empresa, valorização e atualização profissional dos funcionários.

 

Formação para a Inclusão

Trata-se de uma intervenção integrada que visa atuar nas várias dimensões (pessoal e social com vista à valorização da dimensão profissional) e trabalhar com a rede de relações que podem contribuir para a inserção social e profissional – através de mediação com as famílias, através de apoio psicossocial individualizado, e da articulação com diversas entidades de relevo, no sentido de reduzir/diminuir situações de risco e garantir as respostas mais adequadas.

Objetivos gerais


Contribuir para a melhoria da capacidade de inserção destas pessoas e aumentar as suas qualificações pessoais, sociais e profissionais.

Objetivos específicos

  • A capacitação de grupos potencialmente vulneráveis, apostando no desenvolvimento de competências de natureza pessoal e social;
  • A aquisição, por parte dos adultos, de competências básicas de leitura, escrita, cálculo e uso de TIC;
  • O aumento das competências sociais e profissionais tendo em vista facilitar o acesso ao mercado de trabalho de grupos vulneráveis;
  • A promoção de ações que visem a aquisição e o desenvolvimento de competências pessoais, sociais e vocacionais, tendo em vista facilitar a transição para a vida adulta;
  • O apoio a pessoas com deficiência no seu processo de desenvolvimento de competências;
  • A disponibilização às pessoas com deficiência de um percurso formativo.